sábado, 31 de janeiro de 2009

A Festa das Fogaceiras é uma festividade do concelho de Santa Maria da Feira, que completa, este ano, quinhentos e quatro anos de história. É fantástico sabermos que esta tradição já se comemora há tantos anos!
Fazendo bem as contas, tudo começou em 1505, altura em que o País foi atingido por uma “epidemia brava e cruel” - a peste. Perante este cenário devastador, os Condes do Castelo da Feira pediram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse com a morte dos feirenses, prometendo a realização de uma festa anual, cuja oferta seria a Fogaça. Na festa, raparigas transportariam a fogaça à cabeça, que seria oferecido às pessoas necessitadas.
S. Sebastião tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira.








Bárbara Freitas nº2 7ºF





No passado dia 20 de Janeiro, o nosso concelho voltou a cumprir a tradição da «Festa das Fogaças».
A população voltou a centrar as atenções nesse voto secular que se mantém vivo até aos dias de hoje.
Os festejos começaram pelas 10:30h, com o habitual cortejo cívico que saiu dos Paços do Concelho para a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa solene e as fogaças foram benzidas (cerca das 11:00h). À tarde, a tradicional Procissão das Fogaceiras começou pelas 15:30h. Mais de 300 meninas vestidas de branco, com as fogaças à cabeça, percorreram algumas ruas do centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira.
Pelo que se pôde observar, a tradição ainda é o que era.







Texto de Sandra Duarte, nº 22 7ºA
Fotos de Pedro Santos, nº16 7ºA

CURIOSIDADES:
  • As fogaças são um pão doce feito com farinha, açúcar, manteiga, ovos, limão e sal.
    A sua forma é interessante: é arredondada e é rematada por quatro bicos que representam as quatro torres do castelo. Este é o pão doce que as fogaceiras transportam à cabeça na procissão da Festa das Fogaceiras. A fogaça tem uma longa tradição, pois já era feito pelos nossos antepassados antes de se fazer o voto a S. Sebastião.

  • Receita da Fogaça: Deita-se num recipiente a farinha, o açúcar amarelo, a raspa de limão e a canela, misturando tudo muito bem. A um canto do recipiente, põe-se a margarina derretida e metade da água por cima da margarina. Se o açúcar for mais escuro leva menos água, mas se for mais claro leva um litro de água certo. Amassa-se ao soco como se fosse massa de pão. Parte-se a massa em forma de bola com os pesos de 250gr, 500gr ou 1kg, e barram-se com gema de ovo. Fazem-se uns golpes laterais, de cima para baixo, para decorar. Vai ao forno a cozer.
Sara, Silvana -7ºC

Sem comentários:

Corguinhas - 2.º Semestre - 2021/2022

21 22 CORGUINHAS 2Ed 2S de alunos